Adivinha quem vem lanchar
Este é um programa de conversas, via digital, com pessoas com experiências muito variadas, com quem temos mais ou menos proximidade e cujo percurso profissional admiramos. Surgiu da vontade de pensarmos, dentro da equipa, a partir de diferentes lugares (da economia, da sociologia, da produção artística, da curadoria…) sobre o que estamos a viver; imaginar o futuro que há-de vir e que contributos podem as Comédias do Minho dar.
Estes encontros são exclusivos para a equipa das CdM e os convidados são surpresa. A sua identidade é revelada aquando da sua chegada ao lanche. Para que a equipa possa ir pensando e elaborando perguntas ao longo da semana, é dada a conhecer a área de ação do convidado da semana seguinte.
Dada a intimidade e informalidade das conversas, estamos a pensar se as tornamos públicas e, se sim, como devemos fazê-lo.
Para já, deixamos um forte agradecimento a todos os que generosamente se disponibilizaram para pensar connosco.
Já estiveram connosco (nas fotos acima, da esquerda para a direita): Pedro Sobrado, Luísa Veloso, José Reis, António Pinto Ribeiro, Cristina Planas Leitão, Matilde Seabra, Liliana Coutinho, Igor Gandra, Luís Sousa Ferreira, Elisabete Paiva)
Biografias
Primeira Semana
José Reis
José Reis é Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais. Foi Secretário de Estado do Ensino Superior, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro e Diretor da FEUC. É doutorado em Economia. Os seus temas de investigação e de escrita são predominantemente três: território, economia institucionalista e economia portuguesa e europeia. Coordena o Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação.
Segunda Semana
Luísa Veloso
Luísa Veloso é socióloga. Professora no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Reflete e analisa em domínios como a educação, o trabalho, as profissões e a economia. Tem colaborado com instituições várias do campo artístico, tais como as Comédias do Minho, o Rumo do Fumo, a Cinemateca Portuguesa, a Fundação de Serralves, o Festival Materiais Diversos ou a Associação Circular. Acredita na urgência em criar conhecimento convocando, de forma virtuosa, as várias áreas científicas e artísticas.
Terceira Semana
António Pinto Ribeiro
Com formação académica em Filosofia; doutoramento em Cultural Studies. A sua actividade profissional reparte-se entre a programação cultural e a investigação. Foi o criador e director artístico da Culturgest (1993-2004), director de programas na Fundação Calouste Gulbenkian (2004-2015) dos quais destaca o Programa Gulbenkian Próximo Futuro. Foi o comissário-geral da programação “Passado e Presente – Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura 2017”. Os seus principais interesses de investigação desenvolvem-se na área da arte e da cultura contemporânea, com particular empenho nas africanas e sul-americanas e nos estudos de cultura. É colaborador de várias publicações internacionais. Actualmente é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando a equipa do projeto ERC “MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias” e é programador internacional. As suas mais recentes publicações têm por título África, os quatro rios (2015), Miscelânea (2015 e Peut-on Décolonizer les musées? (2019).
Quarta Semana
Matilde Seabra
É co-editora da Friendly Fire, uma fanzine de arquitetura com presença em colecções privadas, na Bienal de Veneza, na Trienal de Arquitectura de Lisboa, no Fórum do Futuro.
Foi assistente convidada no Mestrado de Artes Visuais e Tecnológicas da Escola Superior de Educação – IPP, entre 2009 e 2013, nas Unidades Curriculares – Organização do Espaço Pedagógico; Museus e Serviços Educativos.
Co-orienta, com Karen Lacroix o “Illustration School” no Porto, com edições pontuais em Montreal no Canadá e Oslo na Noruega (www.illustration.school)
Quinta Semana
Pedro Sobrado
Editor, professor e dramaturgista. Porto, 1976. É licenciado em Ciências da Comunicação, pós-graduado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias e mestre em Estudos de Teatro. Trabalhou no departamento de Edições do Teatro Nacional São João, assegurando a coordenação editorial de livros e outras publicações, e comissariando colóquios, conferências e seminários. É, desde fevereiro de 2018, presidente do Conselho de Administração da instituição. Enquanto dramaturgista, colaborou em diversas ocasiões com o encenador Nuno Carinhas, tendo, nessa mesma condição, trabalhado com Ricardo Pais. É professor de literatura dramática na licenciatura em Artes Dramáticas da Universidade Lusófona do Porto. Tem escrito sobre autores como Gil Vicente, Almada Negreiros, Eugene O’Neill, Bertolt Brecht, Karl Kraus, Walter Benjamin, Flannery O’Connor, entre outros. É autor do livro Quase Nada – Defesa e Interpretação de Robert Walser (Edições Húmus, 2020).
Sexta Semana
Liliana Coutinho
Liliana Coutinho (Lisboa, 1977) é programadora de Debates e Conferências da Culturgest, em Lisboa. Doutora em Estética e Ciências da Arte pela Univ. Paris 1, é investigadora do I.H.C. – FCSH/UNL e do Institut A.C.T.E – Université Paris 1. É coeditora, com Inês Lampreia, de um livro dedicado aos 10 anos de existência do Festival Materiais Diversos, a publicar em 2020. Publicou “O delicado fio do comum”, em André Guedes, Ensaios para uma antológica, Kunsthalle Lissabon e Cura Books, 2016; “No meio da rua tinha um museu, tinha um museu no meio da rua…”, em O Museu como, veículo de desenvolvimento crítico e social, Cadernos do Atelier Júlio Pomar/ Documenta, 2016 “L’objet: ni un fétiche ni une preuve, mais un don pour la performance”, in Performance Vie d’Archive, Les presses du réel, 2014; “O Coro, outra vez”, in Anne Teresa de Keersmaeker em Lisboa, INCM, 2013; “On the utility of a universal’s fiction”, in Gimme Shelter: Global Discourses In Aesthetics. Amsterdam University Press, 2013; « Hearing our pathway – A Sensous Walk », em Mobility and Fantasy in Visual Culture , London: Routledge, 2013; entre outros. Foi responsável, entre 2013 e 2015, pelo Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Como investigadora e curadora, colaborou com o CAM – Fundação Calouste Gulbenkian (em publicações, investigação sobre a coleção, conferencias no âmbito do programa educativo, e como curadora da exposição Túlia Saldanha, 2014), M.A.C. Serralves, Le Plateau (Paris), Artistas Unidos e Atelier Re.Al. Participou em comités científicos, proferiu conferências em Portugal e no estrangeiro e deu aulas de história da dança e teoria crítica no Fórum Dança e no C.E.M. É Professora convidada na Pós-Graduação em Curadoria de Arte, da FCSH/UNL.
Sétima Semana
Igor Gandra
Oitava Semana
Luís Sousa Ferreira
Nona Semana
Elisabete Paiva
Elisabete Paiva foi responsável pelo Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor (2006 a 2014), na sequência de experiências marcantes de cruzamento entre criação, educação e território no CENTA (2003-2005). Criou e programou o Serviço Educativo de Guimarães 2012 CEC e atualmente é diretora artística do Festival Materiais Diversos.
Leciona o módulo de Estratégias de Programação, no curso de Gestão e Produção nas Artes Performativas, no Forum Dança, em Lisboa e lecionou a disciplina de Programação Cultural – Cidade e Território e a disciplina de Públicos das Artes, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.
É Mestre em Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a dissertação “Teatro para Crianças: do impulso de jogo ao desejo de ser espectador”.
Décima Semana
Cristina Planas Leitão
Cristina Planas Leitão, Porto (PT), 1983. Licenciatura em Dance Performance pela ArtEZ – Hogeschool voor de Kunsten, Arnhem (NL) – 2006. De 2007 a 2012 colabora com a coreógrafa Gabriella Maiorino/ Dansmakers Amsterdam (NL) participando em todas as suas peças como intérprete ou diretora de ensaios. Desde então foi intérprete de Isabelle Schad (DE); Flávio Rodrigues / BCN (PT): Vloeistof (NL); Catarina Miranda (PT) e Marco da Silva Ferreira. Como ensaiadora trabalhou com Hofesh Shechter (2012-2014) e Gregory Maqoma (2015) para a Companhia Instável. Em 2015, é uma das artistas convidadas para The Porto Sessions – um projeto desenvolvido por Meg Stuart/ Damaged Goods e Mezzannine.
Em 2011, no Porto, foi uma das iniciadoras dos “encontros desNORTE” (2011-2017): criou o projeto Conquering the studio: a time for research para o BCN e Companhia Instável (PT).Em 2016, cria e coordenaa 2016 o projeto Aquecimento Paralelo para o Teatro Municipal do Porto que continua desde então, Integra a equipa de mediação de públicos do Festival DDD nas edições de 2017 e 2018, ano no qual é convidada para assumir a coordenaçãoexecutiva do Festival DDD – Dias da Dança 2019. Em Maio de 2019, assume a assistência de programação do Teatro Municipal do Porto e Festival DDD até aos dias de hoje.
Em 2010 é uma das 50 artistas escolhidas por David Zambrano para os 50 days of Flying Low and Passing Through in Costa Rica, sendo parte do único grupo certificado para ensinar e desenvolver as técnicas. Desde então tem leccionado internacionalmente – uma atividade pedagógica que mantém em paralelo com a coreografia.
Em 2012, em cocriação com Jasmina Krizaj criam The very delicious piece – uma peça produzida no contexto da rede Europeia Modul Dance (EDN) com mais de 30 apresentações e nomeada para o prémio Gibaniza 2013 na Eslovénia. Com esta criação, C J estabeleceram uma colaboração a longo prazo que continua em 2014 com a criação daThe Very Boring Piece em coprodução com o Hellerau, Dresden. Em 2014, desenvolvendo a sua própria autoria, estreia o solo bear me e em 2016 cria a peça FM [featuring mortuum] com uma extensa digressão nacional. No mesmo ano, com uma versão XL da The Very Delicious Piece, é finalista, juntamente com Jasmina Krizaj e um elenco de 8 intérpretes no Danse Élargie 2016 – Théâtre de la Ville, Paris.
O seu trabalho tem sido apresentado internacionalmente em locais como Hellerau – Europäisches Zentrum der Künsten, Dresden (DE), The Place, London (UK); Théâtre de la Ville (FR); Triskelion Arts NY (USA); I like to watch Too, Julidans Festival Amsterdam (NL); Malta Festival, Poznan (POL); Plesni Teater Ljubljana (SI); Stara Mestna Elektrarna, Ljubljana (SI);