< Voltar a Videoteca
Sinopse
A Queima de Judas de Vila Nova de Cerveira é realizada anualmente a partir das participações e contributos da sua comunidade. Em 2021, apesar do contexto pandémico, esse envolvimento manteve-se e a comunidade participou ativamente na realização de um filme original: “Judas, Judas, Judas”.
Este filme é um poema visual e sonoro que parte dos sons e imagens de Cerveira para abordar simbólica e subtilmente as metáforas em torno da Queima de Judas. Com realização de Carlos Lobo e direção artística da Ondamarela, este projeto foi desenhado de forma a permitir ainda posteriores apresentações, em forma de instalação artística.
Ficção | 30′ | 2021
DIREÇÃO ARTÍSTICA Ondamarela
REALIZAÇÃO Carlos Lobo
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA Miguel Santa
BANDA SONORA Ricardo Baptista
CENOGRAFIA E FIGURINOS Patrícia Costa
NARRAÇÃO Rui Mendonça
INTERPRETAÇÃO Cândido Malheiro, Eurico Conde, Hugo Ribeiro, Irene Cristina da Costa, José Torres, Luís Silva, Maria do Céu Ferreira, Matilde Silva Conde, Otília Ferreira, Rafael Carvalho, Sara Carpinteira, Sara Rodrigues, Sónia Almeida
TESTAMENTO DE JUDAS José Lopes Gonçalves
PARTICIPAÇÃO Outra Cena,Bombos S. Tiago Sopo, Coral Polifónico de V.N. de Cerveira
PRODUÇÃO (ondamarela) Sara Fernandes
PRODUÇÃO Comédias do MinhoORGANIZAÇÃO Município de Vila Nova de Cerveira
BIOGRAFIAS
CARLOS LOBO www.carloslobo.net
Guimarães, 1974.
É Assistente na Universidade Católica Portuguesa. Já foi distinguido com 3 prémios em fotografia. Editou a monografia “Unknown Landscapes” em 2008. As suas obras estão representadas em várias colecções privadas e públicas em Portugal e no estrangeiro. Frequentou o Programa de Fotografia «Programa Criatividade e Criação Artística», Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, em 2006.
É Mestre em Imagem e Comunicação pela Goldsmiths University, Londres (2005) e Doutor em Ciência e Tecnologia das Artes pela Universidade Católica do Porto (2018).
É curador de fotografia no CAAA, em Guimarães, e editor na LEBOP.
ONDAMARELA ondamarela.pt
A Ondamarela, lda é uma empresa que encontra nas pessoas e nos lugares a inspiração para o desenvolvimento de projetos artísticos, sociais e educativos. A empresa estuda os territórios e as comunidades, concebe projetos que contribuam para a sua valorização, cria novas abordagens ao lugar e implementa ações inovadoras e criativas para e com as pessoas.
os nossos serviços dirigem-se a uma grande diversidade de organizações – municípios, museus, teatros e redes de teatros, centros culturais, capitais europeias da cultura, fundações, escolas, direcções regionais, agências de desenvolvimento, festivais e empresas.
Em actividade desde Setembro 2015, a empresa foi galardoada com o Prémio Acesso Cultura 2019 – Acesso Social e Intelectual.
RICARDO BAPTISTA
Porto, 1978
É músico, especializado em trabalho com comunidades.
Concebeu e foi o diretor do programa GuimarãesPlay, da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Concebeu e/ou coordenou eventos musicais de grande escala com comunidades, como a Operação BigBang, em Guimarães, ou a Orquestra da Bida Airada, em Ílhavo. Colabora regularmente com o serviço educativo da Casa da Música, sendo membro do Factor E e da equipa educativa da Digitopia. Fez a direção artística dos projectos “Outros Cantos” e “Getting Better All The Time”, com comunidades musicais de Braga, para o GNRation e Casa da Música. Concebeu e coordenou, para a Presidência do Conselho Europeu – Malta2017, o projecto Ode to Joy – a Citizens Orchestra, e o projecto “Mewga Muzika” de Valletta2018 – European Capital of Culture, com Tim Steiner.
Desenvolveu workshops e performances na École de Musique de la Ville d’Echternach e com o centro de acolhimento de refugiados Konterbont Weilerbach, no Luxemburgo. Integrou a equipa de formadores do curso Inspire – Induction Week, do programa Aldeburgh Young Musicians (Inglaterra, 2017).
Ganhou, em 2015, o Prémio Literário Maria Rosa Colaço.