Sinopse
A partir da Queima de Judas, de Maria João Vicente (2011).
A Queima de Judas é uma festa popular que tem lugar no sábado que antecede a Páscoa, na qual se recupera o ritual pagão da morte do ano velho e da chegada da primavera – condena-se Judas, o traidor, e festeja-se a ressurreição de Jesus Cristo.
Desde 2007 que as Comédias do Minho são os re-criadores deste evento profano em Vila Nova de Cerveira. Em 2011, André Martins registou o processo de trabalho de Maria João Vicente com os atores das Comédias do Minho e os atores amadores locais.
Documentário | 19′ | 2011
Um filme de
André Martins
ANDRÉ MARTINS
Criador
Nascido em 1981, no Porto. Vive em Vila Nova de Cerveira. Tem uma licenciatura em Cinema e Vídeo, pela Escola Superior Artística do Porto, à qual se acrescenta uma pós-graduação em Filosofia Moderna e Contemporânea, pela Universidade do Minho. Trabalhou em diversos projectos culturais e, como criador, é autor de vários documentários e filmes experimentais, tendo também incursões na fotografia e em projectos transdisciplinares. Na sua relação com as Comédias do Minho, destaca-se o filme experimental Judas (2013), o documentário Honrar A Sua Vinha (2016) e Anticorpo (2020).