11 Março
(18h – 19h)
Álvaro Laborinho Lúcio
Tânia Guerreiro
Magda Henriques
Joana Magalhães
Rui Mendonça
António Mortágua
Vasco Ferreira
Ricardo Baptista
Stéphane Alberto
ENTRAR NA CONVERSA ZOOM
À Conversa com a equipa do espetáculo [Estávamos] para lá do tempo
Esta é uma conversa que tem como intervenientes aqueles que estão ligados entre si por um espetáculo que a pandemia impediu de estrear. São eles a equipa artística e o autor, Álvaro Laborinho Lúcio, cujo universo literário está na base da criação.
Não é sobre o espetáculo, mas é ele que une estas pessoas.
É uma conversa que se quer livre e a liberdade implica risco. Arriscamos a deixarmo-nos ir, à semelhança de uma deriva, por caminhos imprevisíveis. Arriscamos o espanto. Arriscamos uma viagem sem percurso previamente definido e deixamo-nos surpreender.
Partimos do que estava para ser, mas não foi. Continuamos.
LIGAÇÃO: zoom.us/j/99535476059
Uma semana dedicada ao processo de criação e intermitência de [Estávamos] para lá do tempo
Esta conversa está inserida numa semana de programação online que tem como ponto de partida o processo de criação e o tempo suspenso de [Estávamos] para lá do tempo. A equipa artística do espetáculo toma de assalto todas as secções de programação da nova plataforma de conteúdos online das Comédias do Minho: Comédias Takeaway.
[Estávamos] para lá do tempo era a última produção das Comédias do Minho, em 2020. O espetáculo levou a equipa a debruçar-se, durante três meses, sobre a forma como a memória participa na construção da identidade de cada indivíduo. No entanto, o processo de cocriação de Tânia Guerreiro com a equipa, a partir do universo literário de Álvaro Laborinho Lúcio, ficou marcado pelas interrupções e adiamentos causados pelo contexto pandémico. O atual confinamento ditou, também, o cancelamento da estreia, em janeiro. A criação foi ficando para além do tempo e está, agora, a ser adaptada para o formato vídeo.
Durante uma semana, celebramos o que esteve para ser, vai sendo, mas que ainda não foi. Expiamos a presença da ausência. Cada elemento da equipa artística do espetáculo partilha uma proposta criativa. A premissa é refletir sobre as viagens interiores que o processo artístico intermitente, em torno da memória e da identidade, provocou em cada um. Pode aceder a estas propostas no nosso SUPLEMENTO [Estávamos] para lá do tempo.
Noutras rubricas de Comédias Takeaway, há mais surpresas e quase todas são feitas com a participação da equipa artística de [Estávamos] para lá do tempo. Há histórias contadas ao ouvido, bem como a recordação da participação do escritor e jurista na Universidade Invisível de 2018. A ocasião serve de mote para o lançamento, no dia 12 de março, do novo programa de conversas de Comédias Takeaway, “Da Comida e do Amor”, realizado a partir da cozinha do ator Luís Filipe Silva. Tânia Guerreiro e Álvaro Laborinho Lúcio são os convidados do primeiro episódio.