CRIAÇÃO E ORIENTAÇÃO
Márcia Lança
09 + 10 NOV
17:30 – 20:30
DURAÇÃO TOTAL DA FORMAÇÃO
6h
FORMATO ONLINE
Sessão Zoom
(o link será enviado por email)
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Esgotámos os lugares disponíveis. As inscrições estão encerradas.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
15 pessoas
PÚBLICO-ALVO
Agentes educativos, Rede de Colaboradores Locais e todos os interessados
NOTA
Uso de roupa confortável aconselhado
Micropedagogia de movimento e voz
CORPO-VOZ
Nesta oficina de Movimento e Voz iremos encontrar um diálogo entre o canto e a dança. Não se pretende que se saiba cantar ou dançar, mas sim que se encontre um lugar onde o corpo e a voz de cada pessoa tenha lugar de existir. Poderia dizer que a voz produz movimento e que o movimento produz voz. Vamos descobrir espaços em potência para esse encontro.
OBJETIVOS
- Incentivar o desenvolvimento da expressão corporal;
- Desenvolver os sentidos e as capacidades expressivas do corpo e da voz;
- Representar sentimentos e emoções através do uso do corpo e da voz;
- Desenvolver o pensamento autónomo e criativo;
- Aprofundar intelectualmente as experiências particulares do dia-a-dia.
MÁRCIA LANÇA
Performer e Coreógrafa. Em 2008, fundou a VAGAR – Associação Cultural, da qual é Diretora Artística. É licenciada em Antropologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a sua formação em Artes do Espetáculo no Chapitô, em 1999. Fez formação em dança e performance com Xavier le Roy, Thierry Bae, Sofia Neuparth, Vera Mantero, Francisco Camacho, Joan Casellas e Emmanuelle Huynh. Durante a sua formação passou pelo CCN de Montpellier, a SNDO de Amesterdão e, em Portugal, pelo Fórum-Dança e pelo c.e.m. – Centro em Movimento, entre outros. Estudou voz no Conservatório Regional do Baixo Alentejo e composição vocal com Francisco D’Orey, Catherine Rey, Meredith Monk e Lúcia Lemos. Em 2006, recebeu o primeiro prémio do Programa Jovens Artistas Jovens, com o solo Dos joelhos para baixo.
Destaca o trabalho de intérprete e colaboradora com os artistas João Fiadeiro (projecto Existência, Para onde vai a luz quando se apaga? e O que fazer daqui para trás), Cláudia Dias (cocriação de 3 Figuras do Excesso, colaboração em Visita Guiada e interpretação em Das coisas nascem coisas), Sónia Baptista (cocriação em Triste in English from Spanish) e Alex Cassal (interpretação em T-Rex).
Em 2012, desenvolve Mecânica, um projecto de investigação artística com João Calixto de onde resultam dois espectáculos: Mecânica 1 e Mecânica 2.
Das suas criações mais recentes, destaca Nome, em colaboração com Carolina Campos, e Evidências Suficientes para a Não Coerência do Mundo, ambos estreados no Negócio|ZDB. Estreia 9 Possible Portraits no SpielArt Festival, em Munique, e O Desejo Ignorante, com Aniol Busquets e Tiago Hespanha, no Teatro Maria Matos em Lisboa, no quadro do Festival Temps d’Images.
Em 2016, estreou a sua primeira obra para crianças, Por esse Mundo Fora, em cocriação com Nuno Lucas, no Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa. Dentro do Coração foi criado para o mesmo público e é uma coprodução da VAGAR com as Comédias do Minho e o LU.CA – Teatro Luís de Camões. O espetáculo será apresentado no Vale do Minho, entre Novembro e Março de 2021.