FITAVALE 2020
Sex. 22 MAI
das 21H às 2H
555 (2015) de Paulo Menezes, na Alto Minho TV
Sáb. 23 MAI
das 21H às 2H
Uma Comunidade (2017–2019) de Eva Ângelo, na Alto Minho TV
Dom. 24 MAI
18H30
Hoje é Dia de Clássico: Edição Especial do FITAVALE, na Rádio Cultural de Cerveira e Rádio Vale do Minho
Este ano, pelas razões que todos conhecemos, não podemos reunir-nos para festejar como desejávamos.
Assim, festejamos, como todos merecemos, os 10 anos do FITAVALE, em 2021.
Mas porque “O açúcar é uma substância que faz amargar o café quando nos esquecemos de o pôr na chávena” *, não quisemos deixar em branco a data do festival! Juntámos alguns elementos dos cinco grupos de Teatro de Amadores e, por via cibernética, criámos um episódio especial dos nossos Dias de Clássico, intitulado: Encapsulados.
A grande fonte de inspiração veio de um programa clássico da rádio, de seu nome “Pão com Manteiga”, emitido pela rádio comercial aos domingos, nos idos dos anos 70 e 80.
Transmitimos, também, dois filmes, da autoria do Paulo Menezes e da Eva Ângelo, que servem de janelas para o trabalho que durante todos estes anos tem construído o Projeto Comunitário das Comédias do Minho.
A todos os que fazem parte desta grande família do FITAVALE, atores, criadores, fazedores e público: contamos estar juntos no ano que vem! Por agora, esperemos. “De hora a hora, Deus melhora, ainda bem porque um deus doente não serve para nada” *.
* de Pão com Manteiga
555 (2015), de Paulo Menezes
555 é um projeto cinematográfico que envolve 5 atores e 5 municípios do Vale do Minho. Através de um olhar ficcional percorremos o território do Vale do Minho e encontramos as 5 personagens que nele habitam. Em conjunto com as Comédias do Minho, tentou-se convocar, além dos atores residentes, os atores amadores que têm vindo a desenvolver, ao longo de largos anos, competências de atuação de teatro.
O filme pretende incluir a comunidade do Vale do Minho na ficção da vida. Um olhar para dentro com uma perspetiva exterior através de um espelho em forma de filme.
Uma Comunidade (2017–2019), de Eva Ângelo
Em uma COMUNIDADE somos espectadores do FITAVALE e escutamos os grupos de teatro amador viajando nos seus percursos e identidade(s).
Onde “não existem” profissões, género ou idades os amadores dentro e fora do palco amam. Fazem comunidade a fazer teatro, pelo amor ao teatro!