CRIAÇÃO E ORIENTAÇÃO
Teatro e Marionetas de Mandrágora
13 + 14 OUT 2022
17:30 – 20:30
LOCAL
Monção | Biblioteca Municipal
DURAÇÃO TOTAL DA FORMAÇÃO
6h
NÚMERO DE PARTICIPANTES
15 pessoas
PÚBLICO-ALVO
Agentes educativos, Rede de Colaboradores Locais e outros os interessados
INSCRIÇÃO
Clique aqui para aceder ao formulário de inscrição
Ou dirija-se ao balcão de atendimento da Biblioteca Municipal de Monção:
(2ª – 6ª: 10h – 18h + sábado: 15h – 18h)
R. Eng. Duarte Pacheco 12, 4950-508 Monção
O FANTOCHE QUE AJUDA A CRESCER
LABORATÓRIO – OFICINA DE FANTOCHES
>> INSCREVA-SE AQUI <<
A arte da marioneta é uma ferramenta fundamental para o diálogo cognitivo, artístico e educativo. As suas imensas potencialidades, plásticas e dramáticas, tornam o teatro de marionetas uma vertente de comunicação simbólica entre ator, marioneta e espectador! Análise, construção, manipulação e dramatização são processos muito diversificados que convergem para um mesmo fim – a exploração simbólica do objeto.
São, assim, desenvolvidas etapas para se conceber uma metodologia que nos permita atingir objetivos específicos através da exploração artística.
TEATRO E MARIONETAS DE MANDRÁGORA
O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata. A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.
O objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e, nessa descoberta, explorar a dramaturgia que caracteriza o Teatro e Marionetas de Mandrágora : a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global. Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas, quer nos públicos (adulto, jovem, escolar e familiar); quer na formação de base ou especializada. Uma das suas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no seu quotidiano.