CRIAÇÃO E ORIENTAÇÃO
Afonso Cruz
11 + 12 maio 2021
17:30 – 20:30
DURAÇÃO TOTAL DA FORMAÇÃO
6h
FORMATO ONLINE
Sessão Zoom
(o link será enviado por email após inscrição)
NÚMERO DE PARTICIPANTES
20 pessoas
PÚBLICO-ALVO
Agentes educativos, Rede de Colaboradores Locais e todos os interessados
Oficina de Escrita
COMO CRIAR UMA HISTÓRIA
Clique aqui para se inscrever
Porque contamos histórias? Qual o papel da ficção nas nossas vidas?
Esta oficina tratará disso mesmo, de compreender a narrativa e a sua arquitetura, tanto do enredo como das personagens, fazendo um paralelo entre a vida dentro dos livros e a vida fora deles.
Assim, conhecendo o mecanismo das estruturas narrativas, poder-se-á mais facilmente inventar uma história, seja uma ficção (como um romance ou um conto) ou o nosso próprio futuro.
AFONSO CRUZ
Além de escritor, Afonso Cruz é também ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb.
Nasceu em 1971, na Figueira da Foz. Mudou-se para Lisboa, onde frequentou a Escola Artística António Arroio. Mais tarde, completou a sua formação na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Fez cinema de animação e viajou por mais de oitenta países.
Entre 2008 e 2020, publicou cerca de trinta livros, entre romances, peças de teatro, não-ficção, livros infantojuvenis e uma enciclopédia ficcional. São da sua autoria Paz Traz Paz, Jesus Cristo Bebia Cerveja, Para Onde Vão os Guarda-Chuvas e A Boneca de Kokoschka. Ilustrou e escreveu livros infantis, entre os quais A Contradição Humana, A Cruzada das Crianças, Os Pássaros e Assim, Mas Sem Ser Assim – Considerações de um misantropo, entre outros.
Conquistou prémios tão distintos como o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2010, o Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009, o Prémio da União Europeia para a Literatura 2012, o Prémio Autores 2011 SPA/RTP, o Prémio Autores, para Melhor Ficção Narrativa, atribuído pela SPA em 2014, o Prémio Fernando Namora 2016, o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga/APE, o Selo Cátedra 10, da UNESCO, e o Prémio FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil do Brasil). Recebeu ainda o Prémio Nacional de Ilustração 2014, foi Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People e Melhor Livro do Ano da Time Out 2012.
No âmbito da programação de 2021, foi convidado pelas Comédias do Minho para desenvolver esta oficina e, também, para escrever o texto que marca o final de quatro anos de programação orientados por uma ideia de Justiça.