OS TRANS-
PORTADORES
PROJETO VENCEDOR DA BOLSA DE CRIAÇÃO ISABEL ALVES COSTA / RADAR 360º
São nómadas contemporâneos que se mobilizam e ocupam espaços. Passageiros das suas próprias viagens, transportam o essencial.
A sua história é construída a partir dos seus percursos efémeros. O seu património é material e imaterial. Deixam as suas marcas: histórias, objetos, sons, memórias e emoções. Pelo caminho, vão encontrando e acumulando. Os personagens transformam e são transformados. Passam uma noite mas a viagem continua numa deambulação contínua.
Desde finais dos anos 90 que António Oliveira e Julieta Rodrigues, fundadores e diretores artísticos da companhia RADAR 360º, se dedicam à pesquisa e escrita no domínio das artes de rua, do circo contemporâneo e do teatro físico. Em 2004, frequentaram um estágio de formação avançada e itinerante de Artes de Rua na FAIAR, instituição francesa sediada em Marselha. Esta formação foi um motor impulsionador da criação da companhia RADAR 360º, que nasceu oficialmente em 2005. Em 2006, a companhia cria o seu espaço de trabalho na Fábrica da Rua da Alegria, na cidade do Porto, com o apoio institucional do IPP e da ESMAE. A companhia tem estado em itinerância continua desde a sua fundação, apresentando workshops e espetáculos em vários países.
* A Bolsa de Criação Isabel Alves Costa é uma iniciativa conjunta do FIMP – Festival Internacional de Marionetas do Porto e das Comédias do Minho, em coprodução com o Teatro Municipal do Porto
DIREÇÃO ARTÍSTICA
António Oliveira
INTERPRETAÇÃO
Bruno Machado, Joana Domingos, Julieta Rodrigues e Viriato Morais
CENOGRAFIA E CONSTRUÇÃO
Hugo Ribeiro
FIGURINOS
Julieta Rodrigues
SONOPLASTIA
António Oliveira, Maria Mónica, Tiago Ralha, Vasco Ferreira
VIDEO
Maria Mónica
FOTOGRAFIA
Teresa Couto
PRODUÇÃO
Radar 360º
COPRODUÇÃO
Comédias Do Minho, FIMP e Teatro Municipal do Porto
APOIOS À CRIAÇÃO
Fundação José Rodrigues – Fábrica da Rua da Alegria, IPP
Projeto vencedor da Bolsa de Criação Isabel Alves Costa