PERFORMANCE?! O QUE É?
FORMAÇÃO
28+29 ABR
Centro Cultural P Coura
Sex 21:00-23:00
Sáb 10:00-13:00
Formador Miguel Bonneville
Porto, 1985. Através de performances, desenhos, fotografias, vídeo, música e livros de artista, Bonneville introduz-nos a histórias autobiográficas centradas na desconstrução e reconstrução da identidade. Desde 2003 tem apresentado o seu trabalho em galerias de arte e festivais nacionais e internacionais, sobretudo os projetos seriados ‘Family Project’, ‘Miguel Bonneville’ e ‘A importância de ser’. Recebeu o Prémio Ex Aequo (2015) pelas performances ‘Medo e Feminismos’, em colaboração com Maria Gil, e ‘A importância de ser Simone de Beauvoir’.
A Universidade Invisível ocupa um município, de cada vez, ao longo de um fim de semana.
Nesta ocupação as aproximações à arte fazem-se através de abordagens teóricas (módulos de formação, conferências / conversas), de espetáculos, concertos, filmes e livros. As opções são várias para que cada um, em função dos seus interesses, formações, idade e até disponibilidade de tempo, possa escolher.
Aqui aprende-se através de aproximações diversas e valoriza-se o encontro individual com a arte, com o conhecimento. Também aqui nem sempre somos capazes de aferir no imediato o que aprendemos ou a importância do que aprendemos. As sementes germinam na invisibilidade. Orienta-nos a afirmação do escultor Rui Chafes: Não sei o que a arte pode mas sei o que deve. A arte deve manter as perguntas acesas.
Formação
Que arte é esta?
Pequenas histórias…
Esta formação teórica organiza-se em sessões temáticas em torno de vários géneros artísticos: artes visuais, teatro, dança, música, cinema e performance.
As sessões, orientadas por diferentes formadores, têm em comum uma abordagem que parte da contemporaneidade, e da frequente estranheza que as obras de arte do nosso tempo provocam, para uma viagem no tempo que ajude a perceber melhor os caminhos percorridos pelas práticas artísticas. Este é também um lugar onde se deseja que a conversa aconteça e se pense em conjunto.
Performance?! O que é?
Faremos um percurso pela história da Performance Art, desde o início do século XX até aos nossos dias – focando-nos sobretudo na história Ocidental. Compreenderemos a importância deste género artístico na ampliação da noção de arte, na quebra de hierarquias materiais e temáticas e na diluição de fronteiras entre disciplinas artísticas. Relacionaremos a afirmação da Performance com momentos históricos particularmente agitados e com o desejo de experimentação de criadores com diversas origens artísticas e com vontade de criar uma proximidade inconvencional com o público.
29 ABR
15:00-18:00 Filme + Conversas de Porta Aberta
Marina Abramovic: The artist is present
De portas abertas a todos os que queiram juntar-se, assistimos a um filme, ou documentário, relacionado com o tema da formação Que arte é esta? Pequenas histórias… (artes visuais, teatro, dança…) e conversamos sobre o que vimos e sobre o que pensamos sobre o tema. As únicas condições de acesso são: o gosto por ver filmes e a vontade de conversar…
INSCREVA-SE AQUI