PORTAS DO TEMPO
Viagem no Tempo
Alto Minho 4D
MONÇÃO
7 ABR| Dos Castros
CAMINHA
18 ABR |Do Megalitismo e Arte Rupestre
PONTE DE LIMA
5 MAI | Do Romano
CONFERÊNCIA
11:00 Auditório Municipal de Ponte de Lima
VISITA PERFORMATIVA
15:00 Saída junto à Igreja de Sto. António
PONTE DA BARCA
16 JUN | Do Românico
VALENÇA
22 SET | Dos Castelos e Fortalezas
MELGAÇO
20 OUT | Dos Mosteiros
VIANA DO CASTELO
17 NOV| Dos Descobrimentos
ARCOS DE VALDEVEZ
8 DEZ | Do Barroco
P COURA
12 JAN | Da Arquitetura Tradicional
VN CERVEIRA
9 FEV | Do Contemporâneo ao Futuro
Este é um programa da CIM Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Tomamos o Alto Minho como território para múltiplas viagens no tempo. Contemplamos o território como um atlas que continuamente se vai desvanecendo e redesenhando em frente aos nossos olhos. Em cada município, uma porta de entrada: Do Megalitismo e Arte Rupestre, em Caminha; Dos Castros, em Monção; Do Romano, em Ponte de Lima; Do Romuânico, em Ponte da Barca; Dos Castelos e Fortalezas, em Valença; Dos Mosteiros, em Melgaço; Dos Descobrimentos, em Viana do Castelo; Do Barroco, em Arcos de Valdevez; Da Arquitetura Tradicional, em Paredes de Coura; Da Contemporaneidade e Futuro, em Vila Nova de Cerveira. A cada porta, a possibilidade de cruzamento de caminhos variados, porque a história é porosa e intrincada: «o passado nunca morre, nem sequer é passado» (W. Faulkner), e cada geração, cada época, constrói-se sobre as anteriores, em camadas sucessivas e finas como folhas de papel. Numa organização conjunta do Teatro do Noroeste – CDV e das Comédias do Minho, e numa co-programação entre estas estruturas e os coletivos Talkie- Walkie e ondamarela, propõe-se um programa de Visitas Performativas, em estreita relação com os temas das diferentes Portas do Tempo. Estas Visitas Performativas juntarão artistas e cientistas, desde a conceção à materialização. Movem-nos as palavras de José Mattoso: «as linguagens poéticas e científicas são interpretações diversas da mesma partitura».
No caso, o património do Alto Minho que nos serve de ponto de partida para uma viagem temporal e de desenvolvimento cultural e turístico.
CONFERÊNCIAS
“A cultura romana ‘invade’ o noroeste, transformando a sociedade, o mundo imaginário e a organização do espaço. Hoje somos herdeiros de um património social e cultural definido pelos romanos.” Prof. Doutor Rui Morais
“Materialidades da Cultura Romana no nosso território. As estruturas viárias, urbanas e arquitectónicas romanas que transformaram a sociedade.”Prof. Doutor Brochado Almeida
VISITA PERFORMATIVA
Ponte de Lima tem uma ponte que junta, na sua construção, dois mundos muito distintos: o romano e o medieval. Sempre que nos atrevemos a atravessá-la para vencer um rio belo mas inconstante, sentimos sempre uma ligeira hesitação. Poderá esta decorrer da lenda, mas também pode ser que seja da velha vila, que é sempre tão difícil de deixar para trás, ou tão ofuscante quando a encaramos de frente. Neste mês de maio, o alegre Maiusu da deusa Maia, que tudo fazia renascer – dias para Floralia – do renascer da vida e de um tempo novo, celebramos a herança romana na Ribeira Lima. Que vias de comunicação abriram? Como viviam estes homens e mulheres que nos parecem tão próximos, mas simultaneamente tão longínquos? De que forma viram eles as gentes que já cá estavam? Que vestígios nos restam, no nosso território, desta cultura fulgurante que plantou bem fundo os alicerces da Europa? Estas e outras questões serão respondidas pelo Prof. Doutor Brochado Almeida e ser-nos-ão no corpo e na palavra ativadas pela artista Manuela Ferreira. Memórias indeléveis (e até esquecimento), gravadas em monumentos, em marcos miliários nas bermas verdes, em lápides que nos alertam para a efemeridade da vida, na grande literatura, na poesia e no teatro, nos códigos das nossas leis, na filosofia, na religião ou no seu questionamento; mas, sobretudo, e diariamente, na nobre língua que usamos para pensar o mundo e para entender os outros.
PROGRAMAÇÃO
Comédias do Minho
Teatro do Noroeste – CDV
CO-PROGRAMAÇÃO
ondaamarela
Talkie-Walkie
INVESTIGAÇÃO
Raul Pereira
CURADORIA DAS CONFERÊNCIAS
Álvaro Campelo
CONFERENCISTAS
Prof. Doutor Rui Morais
Prof. Doutor Brochado Almeida
EQUIPA ARTÍSTICA VISITA PERFORMATIVA
Prof. Doutor Brochado Almeida
Manuela Ferreira
COM A PARTICIPAÇÃO DA
Comunidade Local