QUE TEATRO É ESTE?
FORMAÇÃO
3+4 MAR
Valença
Sex 21:00-23:00
Sáb 10:00-13:00
Formador Pedro Sobrado
Porto, 1976. Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Estudos de Teatro, prepara uma tese de doutoramento na Faculdade de Letras da Universidade do Porto sobre o teatro religioso de Gil Vicente. Trabalha no departamento de Edições do Teatro Nacional São João (TNSJ), onde assegura a coordenação editorial de programas, livros e outras publicações. Participou como dramaturgista em espetáculos de Nuno Carinhas e Ricardo Pais. É professor de literatura dramática na Universidade Lusófona do Porto.
A Universidade Invisível ocupa um município, de cada vez, ao longo de um fim de semana.
Nesta ocupação as aproximações à arte fazem-se através de abordagens teóricas (módulos de formação, conferências / conversas), de espetáculos, concertos, filmes e livros. As opções são várias para que cada um, em função dos seus interesses, formações, idade e até disponibilidade de tempo, possa escolher.
Aqui aprende-se através de aproximações diversas e valoriza-se o encontro individual com a arte, com o conhecimento. Também aqui nem sempre somos capazes de aferir no imediato o que aprendemos ou a importância do que aprendemos. As sementes germinam na invisibilidade. Orienta-nos a afirmação do escultor Rui Chafes: Não sei o que a arte pode mas sei o que deve. A arte deve manter as perguntas acesas.
Formação
Que arte é esta?
Pequenas histórias…
Esta formação teórica organiza-se em sessões temáticas em torno de vários géneros artísticos: artes visuais, teatro, dança, música, cinema e performance.
As sessões, orientadas por diferentes formadores, têm em comum uma abordagem que parte da contemporaneidade, e da frequente estranheza que as obras de arte do nosso tempo provocam, para uma viagem no tempo que ajude a perceber melhor os caminhos percorridos pelas práticas artísticas. Este é também um lugar onde se deseja que a conversa aconteça e se pense em conjunto.
Que Teatro é este?
“Como o muro à espera da hera” – o Teatro e a arte de ser espectador. Etimologicamente, teatro significa “lugar de onde se vê”. O teatro é talvez a única arte em cujo nome o seu destinatário está implicado. Falar de teatro significa, pois, lançar um olhar sobre a ação de ver. Não por acaso os modernos programas de reforma do teatro, de Brecht a Artaud, passaram pela redefinição da condição do espectador: uns para o estranhar, outros para o entranhar no acontecimento cénico. Trabalho de corpos vivos, o teatro é domicílio de fantasmas – matéria de reflexão. Evocando as origens do teatro, perguntaremos ainda: por que razão tragédia e comédia não são apenas categorias dramáticas, mas também nomes para a experiência humana? E por que razão o mais instigante teatro moderno e contemporâneo – Tchékhov, Beckett – parece deixar-nos indecisos em relação ao que fazer: chorar ou rir? Chorar e rir? Pode o teatro ser o lugar onde nos reconhecemos numa promessa – a promessa de uma humanidade por vir?
FEIRA DO LIVRO TEMÁTICA | 3 e 4 MAR
Sex: 21h00 – 23h00 | Sáb: das 10h00 – 23h00
4 MAR
15:00 | Espetáculo | DEIXA-ME SER
CRIAÇÃO Luís Filipe Silva
PÚBLICO-ALVO | a partir dos 6 anos
Quero saber tudo até à hora do almoço e, depois dos gomos de laranja, quero saber mais e mais até me cansar. Até a hora do lanche chegar. Quero devorar o que não sei, como devoro a fruta do jardim, e depois carregar para longe as sementes na boca e cuspi-las de pescoço esticado. Quero ver as folhas cair no Outono e ser chuva no Inverno. Quero ser areia no Verão e voar com as abelhas na Primavera. E quando for grande quero ser criança e brincar e jogar até à hora de jantar. Quero ser sempre o mesmo e diferente a cada manhã. Vou ser ave e rato, e lagarto, e pedra, e rio e mar. Vou ser estrangeiro em qualquer lugar, e olhar tudo com toda a força. E perguntar, perguntar…
17:00 – Filme + Conversas de Porta Aberta
LE CARROSSE d’Or (A Comédia e a Vida) de Jean Renoir
De portas abertas a todos os que queiram juntar-se, assistimos a um filme, ou documentário, relacionado com o tema da formação Que arte é esta? Pequenas histórias… (artes visuais, teatro, dança…) e conversamos sobre o que vimos e sobre o que pensamos sobre o tema. As únicas condições de acesso são: o gosto por ver filmes e a vontade de conversar…
21:30 | Teatro | COMUNIDADE
AUTORIA Maria Duarte, Gonçalo Ferreira de Almeida e João Rodrigues
É um bicho poderoso, este, uma massa animal tentacular e voraz, adormecida agora, lançando em redor as suas pernas e braços, como um polvo, digo: um polvo excêntrico, sem cabeça central, sem ordenação certa (natural); um grande corpo disforme, respirando por várias bocas, repousando (abandonado) e dormindo, suspirando, gemendo. Choramingando, às vezes. Não está todo à vista, mas metido nas roupas, ou furando aos bocados fora delas.” (Comunidade, Luiz Pacheco)