8 de ABRIL | 23h30
VILA NOVA DE CERVEIRA | Terreiro
FICHA ARTÍSTICA
Direção Artística e Encenação Inês Lua
Composição Musical e Música ao Vivo João Gigante
Criação Plástica Lola Sousa
Construção Lola Sousa & Nuno Encarnação
Interpretação e Participação Elenco das Comédias do Minho, Grupo de Teatro de Amadores – Outra Cena, Tuna da Universidade Sénior de Vila Nova de Cerveira, Coro Infanto-Juvenil da Associação Musical Pauta de Caprichos, Grupo de Bombos de S. Tiago de Sôpo, Cavaquinhos de Lovelhe e elementos da comunidade de Vila Nova de Cerveira
Produção Comédias do Minho
Programação Município de Vila Nova de Cerveira
QUEIMA DE JUDAS
As Comédias do Minho realizam, desde 2006, a convite do Município de Vila Nova de Cerveira, a já tradicional reinvenção da “Queima de Judas”. Este é um espetáculo de teatro de rua com forte envolvimento comunitário.
Na Queima de Judas assinalamos a morte do ano velho e a chegada da Primavera. Numa representação de pendor judaico-cristão, no sábado que antecede a Páscoa, condena-se Judas – o traidor – e festeja-se a ressurreição de Jesus Cristo. É uma tradição que se inclui nas diversas festividades primaveris de renovação de ciclo, de transição do velho para o novo, da morte para o renascimento. Expurgam-se os males do passado e procura-se a purificação pelo fogo.
SINOPSE
E se o Inverno teima em não partir? Esse Judas!
E se este ano, o passado nos atraiçoa e ficamos assim, num limbo de ecos de incerteza?
É urgente e quer-se iminente esse encontro, o das gentes de Cerveira e desse Inverno aleivoso! – Já chega Inverno, não vais vencer!
É essencial que nos juntemos e de mãos dadas celebremos o futuro desejado!
É vital essa queima, esse fogo, essa mágica viragem. Esse sublime momento, em que os medos nos abandonam e juntos caminhamos para a divina Primavera!
É para já e é sem demora!
É agora Cerveira, já está na hora!
É agora Cerveira, é agora!
EDIÇÃO DE 2022