QUEIMA DE JUDAS
A QUEIMA VERMELHA
31 MAR
VN CERVEIRA
COMÉDIAS DO MINHO 2018
A “Queima de Judas” é uma festa popular que tem lugar no sábado que antecede a Páscoa na qual se recupera o ritual pagão da morte do ano velho e da chegada da primavera. Numa representação de pendor simultaneamente sagrado e profano, ritualiza-se a morte de Jesus Cristo, condena-se Judas, o traidor, convocam-se os vivos e os mortos e expurgam-se todos os males para comemorar o início de um novo ciclo. Este ano, VN Cerveira irá vestir-se de vermelho, invocando o sangue derramado e o fogo purificador. A comemoração será feita em percurso, com música ao vivo e muita festa, culminando num cenário apocalíptico de grande escala.
ATELIÊ DE CONSTRUÇÃO DE “JUDINHAS”
Este ateliê de construção de “Judinhas” é já uma tradição deste espetáculo comunitário. São utilizados materiais reciclados para a construção destas figuras, e todos podem participar neste ateliê, independentemente da idade.
Os “Judinhas” são distribuídos à população no sábado à noite para que se cumpra o ritual de brandir os “Judinhas” ao mesmo tempo que Judas é queimado.
ENCENAÇÃO
Joana Magalhães
AUTOR DO TESTAMENTO
José Lopes Gonçalves
INTERPRETAÇÃO
Atores e equipa CdM e atores amadores de VN Cerveira
MÚSICA
Bernando Soares, Catarina Santos, Dj Klarion, Isabel Carvalho, Pedro Lameira, Ricardo Casaleiro, Vasco Ferreira, e outros convidados especiais
VIDEOPROJEÇÃO
Diogo Carvalho
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
Grupo de motards associados à MOTOTERRA, Associação CATT- Amigos de Cerveira Todo o Terreno , colaboradores da Câmara Municipal de VN Cerveira, Bombeiros Voluntários de VN Cerveira
ORGANIZAÇÃO
Município de VN Cerveira
PRODUÇÃO
Comédias do Minho