CRIAÇÃO E ORIENTAÇÃO
Propositário Azul
FORMADOR
Nuno Nunes
FORMATO ONLINE
Sessão Zoom
(o link será enviado por email após inscrição)
NÚMERO DE PARTICIPANTES
15 por sessão
PÚBLICO-ALVO
Professores, Agentes educativos, Rede de Colaboradores Locais e outros interessados
O jogo teatral como ferramenta na sala de aula
a partir da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e do espetáculo de teatro, Auto da barca do Inferno, da Associação Propositário Azul.
Clique aqui para se inscrever
DATAS / HORÁRIO
– 13 de Maio (18h – 21h)
Oficina promovida pelo MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE CERVEIRA
– 19 de Maio (18h – 21h)
Oficina promovida pelo MUNICÍPIO de VALENÇA
Nesta oficina propomos um encontro entre encenador e professores, em que abordaremos alguns dos pressupostos que estiveram na base da criação do espetáculo: o desenvolvimento das personagens, a criação das cenas, o contexto literário e teatral da época de Gil Vicente, que determinou algumas das opções de encenação, e outros aspetos de aproximação da peça à actualidade e ao contexto escolar.
As palavras são cores, são paisagens
a partir da obra Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, e do espetáculo de teatro, Lusíadas, Glória e Engano, da Associação Propositário Azul e Comédias do Minho.
Clique aqui para se inscrever
DATAS / HORÁRIO
– 14 de Maio (18h – 21h)
Oficina promovida pelo MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE CERVEIRA
– 20 de Maio (18h – 21h)
Oficina promovida pelo MUNICÍPIO de MELGAÇO
– 21 de Maio (18h – 21h)
Oficina promovida pelo MUNICÍPIO de VALENÇA
Uma oficina de teatro dirigida a professores para dotá-los de ferramentas simples que ampliem as possibilidades de desempenho pedagógico, promovendo o conhecimento dos alunos a partir da fomentação de relações lúdicas com os conteúdos, proporcionando-lhes a confiança, a liberdade e o prazer da expressão do conhecimento. O processo de criação teatral do espetáculo “Lusíadas, Glória e Engano” será o referencial para a prática de exercícios que promovam a interpretação e a reflexão sobre o poema épico numa perspetiva crítica e contemporânea.
Alguns dos temas maiores da obra serão a base para o desenvolvimento de interações e de propostas de improvisação. Também será valorizada a leitura em voz alta, através de exercícios em que serão abordados aspetos ligados à elocução, ao ritmo, à dicção, e propostas criativas de relação com a palavra escrita.
Objectivos:
- dotar os professores de algumas ferramentas de trabalho para enriquecer a abordagem à peça na escola, nomeadamente a partir do jogo teatral;
- promover o teatro como instrumento de conhecimento, de pensamento e de constituição de memória, associado à imaginação e ao prazer do jogo.