18 MAR (18h – 19h)
À conversa com a realizadora Olga Ramos
sobre o filme “CONTRA_BANDO“
Documentário | 99′ | 2010
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA CONVERSA
LIGAÇÃO zoom.us/j/98752427461
OLGA RAMOS
Nasceu em Lisboa, em 1967. Formou-se em Montagem na Escola Superior de Teatro e Cinema. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, especializou-se na área de realização e documentário com Michel Rabiger. Desde 1991, trabalha como realizadora, montadora e operadora de câmara. Realizou vários documentários.
Filmografia selecionada:
Amateur – Um Filme sobre Carlos Relvas (documentário, 2016)
Contra_Bando (documentário, 2010)
Dificilmente o que Habita Perto da Origem Abandona o Lugar (curta-metragem documental, 2008)
Taraf, Três Contos e uma Balada (curta-metragem, 2003)
A Audiência (documentário, 1998)
Até ao Farol (documentário, 1994)
Nó (curta-metragem, 1991)
CONTRA_BANDO foi um espetáculo de Teatro-Dança que se apresentou em casas de aldeia do Vale do Minho. Essas casas foram o palco de um encontro entre a terra, os artistas, os animais e os habitantes. Olga Ramos acompanhou todo o processo de construção deste espetáculo das Comédias do Minho, dirigido por Madalena Victorino.
Todos os intervenientes, em conjunto, estudaram os vigorosos trabalhos do campo e da dança, e através do artifício teatral, acenderam em cada lareira o fogo das artes.
O público, ao entrar, celebrou um ilusionismo feito com aldeões que se transformaram em atores e atores em homens rurais. A palha saltou de lenços de assoar, as sombras de santos pairaram numa sala, as enguias dançaram e o pão repartiu-se.