QUE MÚSICA É ESTA?
FORMAÇÃO
15+16 SET
Monção
Sex 21:00-23:00
Sáb 10:00-13:00
Formador Filipe Silva
Músico cujo trabalho se foca na exploração do som enquanto fenómeno físico, no seu impacto na perceção do tempo e espaço, e no uso da música em contextos tradicionais como veículo de alteração da consciência, de gestão de atividades coletivas, e de transmissão de conhecimento.
Mantém, com Jonathan Saldanha, o coletivo SOOPA, integrando a formação dos HHY & The Macumbas; com o seu projeto a solo, HOMO, tem realizado numerosos concertos e criado instalações sonoras e edições discográficas. Exerce também atividades pedagógicas nas áreas da consciencialização sonora e da análise de culturas musicais tradicionais.
A Universidade Invisível ocupa um município, de cada vez, ao longo de um fim de semana.
Nesta ocupação as aproximações à arte fazem-se através de abordagens teóricas (módulos de formação, conferências / conversas), de espetáculos, concertos, filmes e livros. As opções são várias para que cada um, em função dos seus interesses, formações, idade e até disponibilidade de tempo, possa escolher.
Aqui aprende-se através de aproximações diversas e valoriza-se o encontro individual com a arte, com o conhecimento. Também aqui nem sempre somos capazes de aferir no imediato o que aprendemos ou a importância do que aprendemos. As sementes germinam na invisibilidade. Orienta-nos a afirmação do escultor Rui Chafes: Não sei o que a arte pode mas sei o que deve. A arte deve manter as perguntas acesas.
Formação
Que arte é esta?
Pequenas histórias…
Esta formação teórica organiza-se em sessões temáticas em torno de vários géneros artísticos: artes visuais, teatro, dança, música, cinema e performance.
As sessões, orientadas por diferentes formadores, têm em comum uma abordagem que parte da contemporaneidade, e da frequente estranheza que as obras de arte do nosso tempo provocam, para uma viagem no tempo que ajude a perceber melhor os caminhos percorridos pelas práticas artísticas. Este é também um lugar onde se deseja que a conversa aconteça e se pense em conjunto.
Que Música é esta?
“Que música é esta?” percorre exemplos de práticas musicais cujas finalidades são diferentes das que imperam na nossa economia de mercado, como a busca do sucesso crítico e financeiro pela produção de música enquanto bem comercial, ou por outro lado a expressão artística ao nível individual ou coletivo. Ao invés, trata-se de contextos em que a música é um elemento regulador das atividades quotidianas, sejam elas laborais, religiosas, mágicas, pedagógicas ou terapêuticas, não estando por isso balizada pelos parâmetros de apreciação estética a que estamos acostumados.
Faremos também a ponte entre práticas musicais tradicionais e as obras de alguns compositores contemporâneos que, pela sua singularidade, podem ser encaradas como uma expressão musical de culturas paralelas construídas por estes artistas, em que a música é devolvida ao seu papel de ferramenta de descodificação da realidade.
FEIRA DO LIVRO TEMÁTICA | 15 e 16 SET
Biblioteca Municipal
Sex: 21h00 – 23h00 | Sáb: das 10h00 – 23h00
16 SET
15:00 | Espetáculo | DAMA PÉ DE MIM
Cineteatro João Verde
CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Ana Madureira
PÚBLICO-ALVO | a partir dos 3 anos
Farta de olhar para o umbigo, Dama Pé de Mim monta o seu Cavalo e parte à procura de um amigo. Pelo caminho encontra a Amália, a mala que já foi crocodilo, conhece o Nuno, a nuvem caída do céu e mergulha no Rio profundo. Mas só quando chega ao supermercado, descobre o que é um amigo. Com a ajuda do Sr. Rodrigo.
Uma história luminosa, terna e divertida, com música, texto que rima, e a participação do público… mãe, filho e prima!
17:00 – Filme + Conversas de Porta Aberta
Biblioteca Municipal
In Between the Notes de William Farley
De portas abertas a todos os que queiram juntar-se, assistimos a um filme, ou documentário, relacionado com o tema da formação Que arte é esta? Pequenas histórias… (artes visuais, teatro, dança…) e conversamos sobre o que vimos e sobre o que pensamos sobre o tema. As únicas condições de acesso são: o gosto por ver filmes e a vontade de conversar…
21:30 | Música | NOISERV
Cineteatro João Verde
Noiserv regressa com disco novo. 00:00:00:00 é o nome do sucessor de “Almost Visible Orchestra” e é descrito pelo músico lisboeta como “a banda sonora para um filme que ainda não existe, mas que talvez um dia venha a existir”.
Com quase 12 anos de existência, Noiserv, “homem-orquestra”, ou banda de um homem só, é um dos projetos da nova geração de músicos portugueses.
INSCREVA-SE AQUI